Loader
43_QueroRenda

Como fazer renda extra organizando sua casa

Vamos falar sobre organização? Mas não é financeira dessa vez. Não é novidade pra ninguém que nós, seres humanos, somos acumuladores e apegados a coisas materiais. Com frequência temos que nos desfazer de itens que não são mais úteis para nós ou simplesmente não queremos mais. Mas não é porque estamos nos desfazendo de algo que vamos perder alguma coisa. E se tivesse um jeito de ganhar um dinheiro extra com isso? Estamos aqui para te dizer que sim, você pode ganhar dinheiro organizando sua casa.

Se você trouxer de volta para circulação objetos, roupas e até mesmo móveis que não gosta ou não usa mais, é uma maneira de ressignificar as coisas, evitar o desperdício e principalmente fazer uma grana extra com isso. Quanto dinheiro você pode ganhar varia de acordo com a quantidade de coisas que você tem disponível para desapegar e vender.

Não tenha pressa

Essa é uma atividade que demanda tempo e, pode não parecer, mas é bastante cansativa. Divida o processo em etapas, a cada dia você faz um pouco. Isso é importante para não se esgotar e desistir no meio do caminho. Faça um cômodo ou um armário de cada vez, você dita seu próprio ritmo e assim vai organizando sua casa aos poucos.

Separar em categorias

Além de organizar o que você irá manter, é preciso organizar também o que você vai tirar. Divida em categorias, como por exemplo: “estragado”, “doação” e “venda”. O ideal é ir organizando conforme for retirando, pois caso contrário terá um trabalho maior para separar o que já está do lado de fora. Na categoria dos itens estragados também é possível criar uma subcategoria para o que pode ser consertado ou reutilizado e o que não pode.

Quando você estiver organizando sua casa, terá a oportunidade de rever o que ainda tem valor sentimental e material para você.

Onde vender

Existem diversas opções para quem quer vender e comprar itens de segunda mão. Você pode criar o seu próprio bazar online, usando ferramentas como o Instagram, por exemplo. Mas se você quer uma coisa mais prática e descomplicada, existem várias plataformas especializadas nisso. Algumas são exclusivas para roupas, como o Repassa, para livros, como o Container Cultura e outras têm coisas variadas, como o Enjoei ou a OLX.
Lembre-se que é importante verificar as regras de cada plataforma e os custos ou taxas que elas podem cobrar pelo serviço.
Outro fator importante antes de escolher onde vai vender seus produtos, é saber qual o tipo de pessoa irá comprar. Se você acha que seu produto é para um público mais jovem, provavelmente o Enjoei seja uma boa opção. Por outro lado, se você quer atingir um público diversificado, a OLX talvez seja melhor para você.

Preço

No momento em que for precificar seu produtos, é muito importante ter em mente alguns fatores:

  • Qual o estado de conservação daquele item?
  • Ele está usado ou não?
  • Você pagaria quanto por ele?

Tenha em mente também, que algumas plataformas cobram um percentual no valor da venda, leve isso em consideração. Se for ofertar frete grátis para atrair compradores, a mesma coisa.

Esteja disposto a negociar o valor do seu produto. Muitas vezes, quando pessoas buscam itens de segunda mão estão procurando por um preço mais acessível, pois querem economizar ou porque têm um orçamento mais limitado. Por isso, seja flexível.

Além disso, é importante que você saiba que não é porque está organizando sua casa e vendendo suas coisas antigas que você deve comprar novas e se “reabastecer”. A ideia aqui é fazer uma renda extra como forma de ajudar o orçamento, e não juntar dinheiro para fazer compras.

É indispensável que quando estiver organizando sua casa, você seja honesto consigo mesmo. Não pense nas coisas que poderia usar, ou que já usou muito no passado. Se não usa mais, o melhor a fazer é passar adiante. Quem sabe aquilo não te trará um benefício maior do que se estivesse guardado no fundo do armário. Se você souber por onde começar, já está um passo à frente. No início pode parecer difícil, mas quando terminar vai se sentir mais leve e renovado.

Artigos relacionados

Ter uma renda extra na Internet passou a ser uma excelente opção de complementar o salário e sair das dívidas. Veja algumas ideias do que você pode fazer....

Quem não gosta de economizar dinheiro? Embora os gastos do dia a dia sejam verdadeiros obstáculos para quem prioriza a economia, alguns novos hábitos podem fazer uma grande e positiva diferença no fim do mês. Confira, agora, dicas especiais para cortar gastos e ter dinheiro no fim do mês....

Vamos falar sobre organização? Mas não é financeira dessa vez. Não é novidade pra ninguém que nós, seres humanos, somos acumuladores e apegados a coisas materiais. Com frequência temos que nos desfazer de itens que não são mais úteis para nós ou simplesmente não queremos mais....