Loader

Nem todos os tipos de dívida são ruins, você sabia?

Você sabia que existem vários tipos de dívida que uma pessoa pode ter? Outra coisa muito comum, e que poucas pessoas se dão conta, é que nem todas as dívidas são ruins. Muitas vezes, as pessoas confundem o “ter uma dívida” com “estar negativado”, no entanto, são situações completamente diferentes, e vamos te explicar aqui o porquê.

Dívidas que estão em dia

Sabe aquelas compras parceladas, o financiamento do seu carro ou de um imóvel? Pois é, mesmo que todas as parcelas estejam em dia, elas ainda são consideradas um dos tipos de dívida, porque o valor total do produto ou serviço ainda não foi quitado.

E está tudo bem, isso não é uma coisa ruim. Se foi um gasto planejado, está de acordo com o seu orçamento e o pagamento das parcelas está sendo cumprido no prazo, não há problema nenhum. De qualquer forma, é importante sempre ter atenção aos vencimentos das contas.

Dívidas que estão em atraso

O orçamento apertou e precisou de uns dias a mais para conseguir fazer o pagamento, ou esqueceu de pagar a conta de luz que mandaram por debaixo da porta? Essas são as suas dívidas em atraso. Muito cuidado com elas, muitas vezes podem parecer inofensivas, mas um descuido um pouco maior e elas se tornam uma dor de cabeça para você.

Dívidas em atraso são ruins porque, além de gerar multas de pagamento ou juros, eventualmente podem ser motivo de negativação do seu nome. Por isso, é muito importante que você se organize para manter todos os seus pagamentos em dia e não ter nenhuma dívida em atraso.

Todos os tipos de dívida merecem muita atenção, até mesmo aquelas que parecem inofensivas.

Dívidas negativadas

Essas são as mais temidas por todos, pois são aquelas que o credor registrou as informações nos cadastros de proteção de crédito como SPC, Serasa e Boa Vista. O credor da sua dívida tem o direito de cadastrar seu CPF nesses bancos de dados após 30 dias em que a sua dívida está em atraso. Se sua dívida já chegou nesse estágio, o cenário fica um pouco mais complicado, já que nesse caso você pode ser privado de alguns serviços porque o seu nome está com restrição. Por isso é muito importante regularizar a situação antes que as coisas tomem proporções ainda maiores.

Aqui na QueroQuitar você pode negociar as suas dívidas, nós oferecemos as melhores condições de pagamento para todos os tipos de dívida, sendo grandes descontos ou parcelamentos que cabem no seu bolso. Além disso, é grátis, consulte no nosso site!

E aí, essas informações te tranquilizaram? É muito bom saber que nem toda dívida é ruim e mal vista pelo mercado. Mas é sempre muito importante acompanhar bem de perto todas as suas dívidas, para que elas não passem a ser uma dívida que vai te prejudicar de uma hora para outra e te pegue de surpresa.

Assine nossa Newsletter.

Receba conteúdos completos sobre organização financeira, investimentos, crédito e outros assuntos.

Artigos relacionados

Nós preparamos um passo a passo do que deve ser feito para regularizar as pendências e limpar seu nome no Serasa ou no SPC, caso isso aconteça com você....

Ter o nome na Dívida Ativa é uma situação complicada e remover seu CPF da lista pode ser um processo difícil e burocrático. Vamos entender melhor o assunto...