Loader
53_QueroRenda

Como identificar uma fraude e não cair nela

Sabemos que hoje em dia, com o mundo cada vez mais digital, a quantidade de casos de fraude e golpes que são aplicados é incontável. Infelizmente, existem pessoas de má fé que usam o nome e a boa relação com clientes de empresas sérias, para enganar pessoas e tirar vantagens disso.

Por isso, resolvemos escrever esse artigo, que vai te mostrar algumas maneiras de identificar essas fraudes para não cair mais nelas.

Use sempre os canais oficiais

É fundamental que você preste bastante atenção nos meios que você usa para conversar com a empresa. Sempre confira no site e nas redes sociais quais são os canais oficiais que ela usa para se comunicar com os seus clientes, e de que maneira eles iniciam a conversa.

Muitas empresas não entram em contato direto com usuário sem que ele tenha feito uma solicitação bem clara para ser chamado, principalmente pelo WhatsApp. Quando o assunto é negociação, fica ainda mais importante evitar as mensagens e buscar pelo site oficial das empresas.

Aqui na QueroQuitar, todo nosso serviço de negociação é feito pelo site, enquanto nosso WhatsApp serve apenas de apoio, para atendermos nossos usuários.

Então, se algum funcionário de determinada empresa te chamar oferecendo algo, antes de acreditar, pesquise e verifique se esta pessoa realmente trabalha lá.

Não faça transferências bancárias para pessoas físicas

Tenha muito cuidado com os pedidos de pagamento e transferências. Geralmente, empresas sérias tem um método de pagamento bem estruturado e seguro. É incomum pagamentos feitos por transferências bancárias, principalmente para contas que estão em nomes de pessoas físicas. No nosso caso, os pagamentos são todos feitos por meio de boletos que são emitidos em nome do credor da dívida em questão.

Além disso, no caso de negociações online, sempre será preciso fazer um acordo antes de fazer o pagamento. Então, desconfie de qualquer solicitação de pagamento por depósito ou transferência sem ter a certeza de que um acordo tenha sido feito entre você, usuário, e a empresa credora. Na QueroQuitar, esses acordos para negociar dívida são feitos pelo nosso site com transparência e autonomia.

Caso você seja vítima de uma fraude, é muito importante que reúna o máximo de informações possível e faça uma denúncia logo em seguida.

Cuidado com falsas promessas

De modo geral, as pessoas que aplicam o golpe sabem muito bem qual é o ponto fraco da sua vítima, elas preparam um discurso para manipular e enganar. São muito comuns as ofertas de limpar o nome por um preço muito baixo. O que é uma grande farsa, pois a única forma de tirar a restrição do nome é quitando a dívida ou mantendo o pagamento das parcelas em dia. Por mais que sejam tentadoras, não acredite nessas ofertas.

Além disso, é falso o discurso sobre aumentar o score do CPF por meio de um pagamento. O score é um número automático, que leva em consideração todas as movimentações financeiras feitas pelo CPF em questão. Sendo assim, ele não pode ser alterado manualmente.

Não dê informações pessoais

Não forneça seus dados pessoais como cartões de crédito, senha e contas bancárias. Na maioria dos casos, as únicas informações que precisamos para acessar os detalhes das suas dívidas são o seu CPF e, em raras ocasiões, um telefone para contato.

Depois de ler essas dicas, fica mais fácil de você identificar uma fraude ou algum contato suspeito. Lembrando que, não existe a possibilidade de limpar o nome sem fazer um acordo sobre a dívida específica que está negativando este nome.

Por isso, não pense duas vezes. Qualquer dúvida que tiver, entre em contato com a gente pelos canais oficiais imediatamente, antes de tomar qualquer atitude.

Assine nossa Newsletter.

Receba conteúdos completos sobre organização financeira, investimentos, crédito e outros assuntos.

Artigos relacionados

Nós preparamos um passo a passo do que deve ser feito para regularizar as pendências e limpar seu nome no Serasa ou no SPC, caso isso aconteça com você....

Ter o nome na Dívida Ativa é uma situação complicada e remover seu CPF da lista pode ser um processo difícil e burocrático. Vamos entender melhor o assunto...