Limpando o meu nome: como ficar com score positivo na praça?

O Brasil tem mais de 61 milhões de inadimplentes, segundo levantamento do Serasa Experian. Um número alto e que mostra como é difícil para o brasileiro ter uma vida financeira equilibrada.

Se você já viu seu histórico em alguma instituição de proteção de crédito ou já realizou um financiamento, sabe o quanto um score alto pode ser importante para que seja mais fácil liberar os seus recursos em instituições financeiras, por exemplo.

Afinal, essa pontuação é um dos principais critérios para os bancos e as financeiras liberarem o crédito em caso de empréstimos.

Pensando nisso, separamos algumas informações para que você possa entender o que é e aumentar o score! Confira!

O que é score e como funciona?

Basicamente, ele é uma contagem utilizada pelas instituições financeiras para saber se o consumidor é um bom ou mau pagador.

O score não é só aplicado no Brasil, ele também auxilia outros países na avaliação de seus pagadores.

Para conseguir chegar ao resultado são coletadas informações das atividades financeiras do consumidor, principalmente relacionadas às suas compras.

Além disso, no score também há o cadastro das informações pessoais do comprador. Se forem encontrados dados imprecisos, como endereço errado, por exemplo, isso pode afetar a pontuação.

A sua medição é feita por meio de uma escala de 0 a 1000. Quanto maior, mais confiável você é para quitar as suas dívidas.

Por que um score alto é importante?

Ter um score alto é um significativo parâmetro para que os bancos e financiadoras forneçam concessões aos seus clientes.

Afinal, é por meio dele que elas confirmam que você não é um inadimplente e que não é um cliente de risco.

Você também pode obter vantagens: com uma pontuação alta, algumas instituições oferecem taxas de juros mais brandas.

Como aumentar o score?

De forma geral, a média do score é variável, ou seja, diferentes razões podem fazer com que ela aumente ou diminua.

Por isso, o consumidor deve ficar atento ao seu comportamento financeiro se quiser aumentar sua média e não perder os pontos já conquistados.

Separamos, aqui, as três principais dicas para ajudá-lo a aumentar o score. Veja!

Limpe seu nome

Essa é primeira coisa para aumentar o seu score. Para definir a sua média também é checado o seu histórico nas empresas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Então, é importante dar atenção às suas dívidas atrasadas. Se você está inadimplente é hora de conversar com os seus credores e renegociar suas despesas. Sem isso, dificilmente o seu cadastro será avaliado pelas instituições de forma positiva.

Pague as contas em dia

Não só as dívidas antigas precisam de atenção: as contas atuais devem ser pagas em dia. Quanto mais você atrasar os pagamentos, mais os órgãos de análise de crédito acreditarão que você é um cliente de risco e tenderão a diminuir o seu score.

O melhor é fazer o possível para pagá-las até o vencimento. Assim, mostra para as instituições que você é organizado e que tem controle sobre os seus gastos.

Além disso, pagar as contas em dia conduz a uma vida financeira organizada, evitando dívidas desnecessárias e problemas com juros, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), entre outros. Desse modo, tem a chance de comprar o que deseja com segurança e facilidade.

Atualize seus cadastros

Empresas como Serasa e SPC possuem bancos de dados que têm informações importantes sobre seu comportamento negativo financeiro. Geralmente é neles que as empresas confirmarão se você é uma pessoa confiável.

Então, se seus dados não estão atualizados ou não condizem com a realidade, os bancos não se sentem seguros a seu respeito e o seu score pode baixar.

Para finalizar, devemos dizer que o score não aumenta automaticamente. Leva um tempo até que seus dados sejam atualizados após a quitação de uma dívida, por exemplo. Por isso, é importante paciência quando começar a tomar as medidas descritas acima.

Aliás, não se esqueça: para evitar que seu score baixe, é importante estar atento à quantidade de dívidas, pagamentos e parcelamentos atrasados.

Esse post foi útil para você aumentar o score? Não deixe de comentar! Queremos saber a sua opinião!