Dicas para iniciantes: como investir dinheiro (e se dar bem nisso?)

Para aproveitar os bons momentos de um futuro tranquilo, é essencial ter um planejamento financeiro com metas bem estabelecidas. Ao investir dinheiro regularmente, você poderá comprar um imóvel, realizar grandes viagens e, sobretudo, manter o padrão de vida após se aposentar. 

Se você deseja alcançar essa serenidade financeira, basta descobrir qual é o seu perfil de investidor. Continue a leitura para saber como investir e, assim, tornar-se um investidor de sucesso!

Perfil do investidor conservador

Como o próprio nome sugere, o investidor conservador é aquele que sempre se mantém a uma distância segura dos riscos elevados.

Onde investir

A previsibilidade (tanto em relação ao retorno, quanto ao risco) é o foco do investidor conservador. Se for este o seu caso, prefira alocar seus investimentos em títulos de renda fixa (os títulos públicos são uma ótima opção). Apesar do conservadorismo, ainda é possível reservar uma pequena parcela dos investimentos para alguns títulos de renda variável.

Perfil do investidor moderado

Nesse caso, o investidor ainda mantém um certo apego aos títulos de renda fixa, porém, flerta constantemente com a possibilidade de melhorar a rentabilidade da sua carteira.

Onde investir

Ao levar em consideração esse aperfeiçoamento do retorno financeiro, as melhores opções de investimento são os fundos de ações. Os fundos multimercados (com moderação) e a compra de imóveis também são alternativas válidas. Vale destacar que nesse tipo de investimento a cautela ainda é bem superior ao risco.

Perfil do investidor arrojado

O investidor arrojado deseja obter um ótimo retorno dos seus investimentos. Ele sabe perfeitamente que a conquista de metas avançadas requer certa dose de ousadia.

Onde investir

Por essa razão, a carteira de investimentos costuma ser variável. O foco do investidor arrojado é obter um lucro significativo após um período de longo prazo. Nesse perfil, exemplos de investimentos são os fundos de índices de ações e os fundos multimercados, além da compra e venda de dólares.

Embora o investidor arrojado corra bem mais riscos do que os investidores moderado e conservador, esses riscos permanecem calculados — na medida do possível e, principalmente, sob análises cuidadosas.

Perfil do investidor agressivo

O típico investidor agressivo busca obter o retorno máximo. Em algumas situações, ele prefere, inclusive, ignorar um cenário nada animador. Em resumo: o investidor agressivo tende a ser tomado pela emoção em vez da razão.

O excesso de confiança costuma levá-lo a investir sozinho, ou seja, sem valorizar as ponderações e análises de consultores especializados. Esse modelo de investidor tende a confundir o mercado financeiro com as casas de apostas.

Onde investir

Basicamente, o investidor agressivo aloca recursos em debêntures, ações e fundos multimercados. A principal diferença entre ele o investidor arrojado, por exemplo, é o risco, que se torna bem menos calculado. Não é difícil encontrar investidores agressivos aplicando grandes somas em ações de uma única empresa.

Perfil do investidor iniciante

Caso esteja passando por uma crise financeira ou tenha acabado de sair de uma delas, você deve estar se perguntando qual seria o seu perfil de investidor. Em tais circunstâncias, prefira investir com segurança.

Desse modo, você deve agir como um investidor conservador ou moderado. Até atingir a recuperação financeira, é totalmente desaconselhável correr riscos desnecessários e que podem, inclusive, comprometer o seu próprio patrimônio.

Por fim, quanto mais bem orientado você estiver, menor será o risco de uma aplicação financeira. Portanto, antes de investir vale a pena contar com uma consultoria especializada em investimentos. Jamais tome uma decisão por impulso ou embasada na opinião de amigos.

Lembre-se de que lidar com dinheiro exige cautela e uma boa dose de planejamento. Depois de conferir o perfil dos quatro tipos de investidores você deve ter notado que cada um deles possui estratégias de investimentos bem particulares. Esse cuidado no momento de investir dinheiro é o segredo para conquistar aquele futuro tão desejado!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades da área. Estamos no Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram!