Descubra 5 boas práticas de como economizar seu dinheiro

Encontrar um espaço dentro das finanças pessoais para economizar dinheiro é um problema para muitas pessoas, mas será que essa prática é o bicho de sete cabeças que todos apontam? Alguns enfrentam dificuldades pelo curto orçamento familiar. Outros, simplesmente, não conseguem por fazer uma má administração de recursos. De qualquer forma, economizar é muito mais fácil do que parece.

No post de hoje, resolvemos trazer para nossos leitores algumas dicas práticas para economizar sem dificuldades. Confira tudo o que precisa saber!

1. Conte com o suporte da tecnologia

Pode não parecer, mas procurar o auxílio da tecnologia é um excelente começo para quem deseja economizar. Alguns softwares e aplicativos são excelentes e ajudam a acompanhar sua situação em tempo real. Além disso, é possível verificar, por exemplo, o retorno atual de investimentos realizados ou o quanto do orçamento familiar ainda está disponível para atividades, como lazer e alimentação.

2. Desenvolva um planejamento orçamentário

Por falar em verbas destinadas para as diferentes atividades, a elaboração de um planejamento também é ideal para garantirmos uma boa gestão financeira. Nesse caso, devemos dividir todos os nossos gastos em grandes “centros”, que serão avaliados um a um.

Esses centros vão agrupar gastos que possuem uma finalidade comum, como lazer, alimentação e transporte. Assim, além de destinar uma verba específica para cada área, também poderá verificar se realmente haverá despesa.

3. Realize investimentos financeiros

A melhor maneira para economizar dinheiro é através de investimentos. Afinal, daremos uma destinação mais clara para o nosso capital e, ao mesmo tempo, garantiremos um retorno sobre cada centavo poupado. Acontece que, ao contrário do que muitos pensam, a poupança não é a melhor forma de guardar dinheiro.

Tesouro Direto, CDB e LCI, por exemplo, são excelentes alternativas para investir, tão conservadoras quanto a poupança. A diferença é que, no longo prazo, você perceberá um retorno efetivo sobre o capital aplicado.

4. Utilize o cartão de crédito

Não é um post sobre economizar dinheiro? Então como temos um tópico sobre a utilização do cartão de crédito? Calma, vamos explicar. O fato é que o cartão de crédito pode ser uma excelente ferramenta para a economia, mas deve ser usado com cautela e sabedoria.

Na prática, comprar à vista alguns produtos ou serviços que desejamos consumir não é a melhor opção. Se for um televisor, por exemplo, consumirá todo o orçamento familiar do mês, não é verdade? A alternativa é dividir o gasto em parcelas, mas comprometendo-se a cumprir com a obrigação.

5. Defina uma meta clara

Nossa última dica é muito simples: defina uma meta clara para sua vida. Ninguém economiza apenas por economizar, não é verdade? Fica muito mais fácil reservarmos o nosso dinheiro quando temos em mente um objetivo maior, que nos estimulará no dia a dia. Por isso, é muito importante essa definição. Pode ser a entrada de um apartamento, por exemplo, a compra de um carro, entre outros.

O mais importante é saber exatamente o que deseja para economizar dinheiro com mais facilidade.

Gostou do post? Então, que tal conferir nosso material com 5 dicas de educação financeira para negativados?