Conheça as 5 principais dicas para vencer o consumo impulsivo

Mais do que apenas uma característica comportamental, o consumo impulsivo é um problema real que afeta muitas vidas. O que poucos sabem é que, em alguns casos, é possível reverter esse hábito. Porém é preciso que o interessado seja disciplinado, monitore seus gastos e planeje suas compras para evitar supérfluos.

Além dessas atitudes, existem outras condutas que são cruciais para vencer esse vício. A seguir, separamos 5 dicas para vencer o consumo impulsivo. Confira!

5 dicas para vencer o consumo impulsivo

Não compre quando estiver abalado emocionalmente

É bem comum que, para suprir certas carências, utilizemos alguns escapes para nos sentirmos bem, principalmente quando estamos tristes ou com raiva. Algumas pessoas gostam de comer, outras bebem para lidar com suas emoções e outras compensam em compras para sentir alívio imediato.

Geralmente, pessoas que têm o costume de fazer compras impulsivas não percebem que utilizam isso como escape. Tome cuidado, evite passar em lojas quando estiver se sentido assim. Lembre-se de que sua vulnerabilidade pode prejudicar sua racionalidade. A auto-observação e controle serão os seus aliados nessa situação.

Avalie as suas necessidades

Nesse momento, o interessante é listar tudo o que for comprar. Atenção, pois esse será um bom momento para você avaliar a sua necessidade de obter os produtos. Aproveite para dividir os itens em duas categorias: coisas que você quer e coisas que realmente precisa.

Assim, você determina quais produtos são prioritários e pode refletir se as escolhas da primeira parte são importantes de fato. Ainda sobre os objetos que você quer, espere uns 15 dias para realizar a compra. Se ainda estiver interessado após esse tempo, é porque você realmente quer o produto.

Dê um tempo antes de fazer a compra

Como explicamos no segundo tópico, esperar alguns dias para realizar uma compra pode ser uma boa estratégia de autocontrole. Não importa onde fará a compra — internet ou pessoalmente —, uma boa dica é escolher os produtos e examinar por um tempo.

Reflita sobre quais foram os motivos que o levaram a fazer essa compra. É bem provável que você descubra que alguns itens nem são tão necessários assim.

Deixe os cartões em casa e guarde pouco dinheiro na carteira

Uma maneira bastante interessante de se controlar é deixando seus cartões em casa. Lembre-se de que o objetivo é mudar um comportamento indesejado: você precisará ser um pouco radical consigo mesmo.

Quando sair, não leve seus cartões de crédito e deixe pouco dinheiro na sua carteira. Assim, quando sentir o impulso de comprar, lembrará que não deve fazer isso e avaliará atentamente suas escolhas.

Crie um orçamento para as compras

Além de não levar muito dinheiro, uma forma de economizar nas compras é criar um orçamento para elas. Determine uma quantia fixa para aquelas aquisições não planejadas. Mas lembre-se de que isso só pode ser feito se você já separou a sua estimativa de custos para as outras áreas da sua vida — como alimentação, saúde, moradia, etc.

Outra dica é: anote os seus momentos de consumo. Dessa forma, você tem uma perspectiva de como gasta e pode determinar maneiras mais eficazes de se controlar durante o mês.

O que achou do artigo? Gostou das nossas dicas de como vencer o consumo impulsivo? Que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais e auxiliar outros como você? Compartilhe já!