Como investir meu dinheiro? Aprenda em 7 passos

Investir é realmente muito simples. Você se pergunta: como investir meu dinheiro? Basicamente o que você deseja é colocar seu dinheiro para trabalhar para você, para que você não tenha que ter um segundo emprego, ou trabalhar horas extras para aumentar o seu potencial de ganhos. Como investir meu dinheiro? Aprenda em 7 passos

Há muitas maneiras diferentes de fazer um investimento, tais como ações , obrigações, fundos de investimento ou imóveis, e eles nem sempre exigem uma grande soma de dinheiro para começar. Confira nossas dicas!

 

Passo 1: Colocar suas finanças em ordem

Investir sem primeiro examinar as suas finanças é como saltar no lado fundo da piscina sem saber nadar! Conheça bem o seu custo de vida, faça um orçamento com todos as suas contas a pagar, contas a receber, dívidas dos cartões de crédito e empréstimos. Tendo esse controle você saberá com segurança qual é a quantidade de dinheiro que sobra para investir. Felizmente, muitos investimentos não requerem uma soma significativa para serem iniciados.

Passo 2: Aprenda Conceitos Básicos

Você não precisa ser um especialista financeiro para investir, mas você precisa aprender rapidamente algumas terminologias básicas, pois assim você estará melhor equipado para tomar melhores decisões. Saiba as diferenças entre Ações, Títulos, Fundos Mútuos e Certificados de Depósito Bancário (CDB’s). É indicado também que você aprenda a respeito do sistema financeiro e leia livros escritos por investidores de sucesso, como Warren Buffett. Leia tutoriais básicos de sites de investimento, enfim, informe-se. Esse é o grande ponto de partida!

Passo 3: Definir Metas

Depois de ter estabelecido o seu orçamento, saber quanto você irá investir e de ter aprendido o básico, é hora de definir o seu objetivo de investimento. Mesmo que todos os investidores estejam tentando ganhar dinheiro, cada um tem uma formação diversificada e possui necessidades diferentes. O que é melhor vai depender da sua idade, posição na vida e circunstâncias pessoais. Um executivo de 35 anos e uma viúva de 75 anos, terão necessidades muito diferentes.

Passo 4: Determinar sua tolerância ao risco

Antes de decidir sobre quais são os investimentos que são mais adequados para você, é necessário descobrir o quanto de risco você está em disposto a assumir. Você ama carros rápidos e a emoção de dirigir em alta velocidade? Ou você prefere ler um livro em sua rede, enquanto aprecia a segurança do seu quintal? Sua tolerância ao risco irá variar de acordo com a sua idade, renda e metas financeiras.

Passo 5: Encontre seu estilo de investimento

Agora que você sabe qual é a sua tolerância ao risco e seus objetivos, falta penas definir o seu estilo de investimento. Investidores conservadores geralmente investem 70-75% de seu dinheiro em investimentos de baixo risco, como títulos de Renda Fixa, CDB’s, Títulos do Tesouro. Outros diversificam, e investem uma parte em fundos conservadores e cerca de 15-20 % em ações. Por outro lado, muitos investidores agressivos aplicam de 80-100% de seu dinheiro exclusivamente em ações.

Passo 6: Rever e ajustar

Depois de estabelecer uma estratégia de alocação de ativos, rapidamente você pode achar que as suas ponderações mudaram ao longo do ano. Por quê? O valor dos vários títulos de sua carteira mudou. Isso pode ser modificado facilmente através do reequilíbrio, que é o processo de compra e venda de partes do seu portfólio, a fim de definir o peso de cada classe de ativos. Além disso, se a estratégia de investimento de um investidor ou tolerância ao risco mudou, você pode usar reequilíbrio para reajustar isso.

Passo 7: Escolha um consultor financeiro

É recomendável que você escolha um consultor financeiro. Alguns fatores a serem considerados incluem a sua reputação e desempenho, que designações possui, como ele pode se comunicar com você e quais os serviços adicionais que ele pode te oferecer.

A maioria das pessoas pensa que investir é um processo complicado, mas se você aprender o básico, verá que esta é uma atividade muito mais fácil (e gratificante) do que você jamais pensou que poderia ser!

Você tem outras dicas de como investir o seu dinheiro? Deixe um comentário e conte-nos a sua experiência ou o que achou das nossas dicas!