Como economizar dinheiro para comprar a casa própria?

Se você quer economizar dinheiro para comprar a casa própria, precisará imprimir boas doses de atitude à sua vida. Para começar, é preciso lançar um olhar realista sobre as finanças pessoais: para sair do aluguel e adquirir um imóvel, é necessário sanar as dívidas, planejar as compras e fazer o dinheiro render.

Como economizar dinheiro para comprar a casa própria? Para te ajudar no processo de economizar dinheiro para comprar a casa própria, preparamos o post de hoje especialmente para você! Continue a leitura e descubra as principais estratégias para realizar esse sonho.

Saia do vermelho

Acabar com as dívidas é o primeiro passo rumo ao novo lar. Para tal, é necessário localizar suas pendências, ou seja, descobrir exatamente para quem você deve. Feito isso, é preciso passar à fase da negociação, durante a qual você deve expor aos credores, com toda a clareza, quais são suas possibilidades de pagamento.

Conseguiu boas condições? Então, pronto, agora é hora de começar a pagar as parcelas de cada acordo. Tome cuidado para fazer os pagamentos sempre em dia, o que é fundamental para recuperar seu crédito na praça.

 

Elimine desperdícios

Tudo que não é 100% aproveitado resulta em desperdício — tanto de recursos quanto, é claro, de dinheiro para a economia. Desperdiçar é como jogar dinheiro fora! Portanto, elimine de vez:

Vazamentos

Torneiras pingando, canos furados, etc., representam literalmente a imagem de nossa água escorrendo rolo abaixo — acompanhada, é claro, pelo dinheiro!

Eletrônicos

Smartphones, câmeras, laptops, microondas, televisão… Os aparelhos eletrônicos são parte intrínseca da vida moderna. Com isso, o mau hábito de manter os aparelhos e até as lâmpadas ligados sem necessidade torna fácil levar a conta de luz às alturas. A regra é: não está usando, tire da tomada! Quanto às lâmpadas, deixe ligadas somente as do ambiente em que você estiver.

Supermercado

Ir ao supermercado sem planejamento é um convite ao gasto excessivo. Faça uma lista de compras e certifique-se de segui-la, comprando apenas de acordo com sua necessidade. Dessa forma, você não desperdiçará dinheiro ou produtos.

Essas são medidas simples que se traduzem em boas economias, especialmente quando aliadas a outras estratégias. Lembre-se: o desperdício é um dos principais inimigos da economia, e dinheiro economizado é dinheiro ganho!

 

Corte gastos desnecessários

Quando se pretende economizar dinheiro para comprar a casa própria, os gastos supérfluos devem ser abandonados. Para providenciar esse corte, em primeiro lugar, é preciso identificar para onde está indo o seu dinheiro.

Faça um orçamento detalhado, especificando as entradas e saídas de recursos. Anote todos os seus gastos, desde os fixos (telefone, luz, aluguel, mensalidades) até os mais cotidianos (lanches, remédios, lazer). A partir daí, ficará fácil identificar para onde está indo seu dinheiro e o que pode ser eliminado.

 

Escolha a melhor aplicação financeira para você

Cumpridas todas as etapas anteriores, você estabilizou suas finanças e já sabe o quanto pode separar para investir no imóvel que tanto deseja. Agora, é hora de começar a poupar e investir suas reservas. Para isso, é preciso escolher a aplicação financeira mais condizente com seu perfil e seus recursos.

Isenta de impostos até certo limite de depósitos, a caderneta de poupança é garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Entretanto, ela é o investimento que menos paga ao investir. Mas há muitas outras opções disponíveis!

Portanto, informe-se sobre as alternativas de investimentos possíveis e como cada uma remunera. Pesquise também quais são os prazos para resgate das aplicações que te parecerem atraentes. Abaixo, selecionamos para você algumas aplicações de baixo risco. Você pode fazer qualquer uma delas com um pequeno investimento inicial:

  • TD: Tesouro Direto
  • CDB: Certificado de Depósitos Bancários
  • RDB: Recibo de Depósito Bancário
  • LCI: Letras de Crédito Imobiliário
  • LCA: Letras de Crédito do Agronegócio

Há muitas maneiras de fazer suas economias trabalharem para você, acelerando o processo de economizar dinheiro para comprar a casa própria! É importante manter o foco e estabelecer pequenas metas, que futuramente darão lugar aos próximos objetivos. Assim, passo a passo, você fará uma caminhada de sucesso.

Gostou deste post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e divida nossas dicas com seus amigos que também querer aprender a economizar dinheiro para comprar a casa própria!