Como economizar dinheiro em sua casa

Fazer a administração das finanças de um lar é uma tarefa essencial para uma boa saúde financeira e para ter como economizar dinheiro em sua casa. O que acontece é que, muitas das vezes, nos deixamos levar por alguns gastos supérfluos e perdemos um pouco de controle da situação.

Os gastos com aquilo que não é necessidade básica é importante para conciliar o nosso bem-estar com a saúde financeira. Porém, devemos estar atentos para fazer o melhor uso possível deles.

Está buscando equilíbrio nas contas? Confira como economizar dinheiro em sua casa com o artigo especial que preparamos para você!

Para economizar dinheiro na sua casa antes de tudo organize suas contas

O primeiro passo para começar a economizar dinheiro na sua casa é organizar as suas despesas. Elabore uma planilha com todos os seus gastos mensais para fazer uma análise de quais itens tomam a maior parte do seu orçamento.

Agora que você tem todas as suas despesas detalhadas, veja aquelas que são mais supérfluas e estabeleça uma meta de redução para as mesmas. Mas, não tente sair cortando todas elas.

Nós somos seres humanos e, de vez em quando, precisaremos sair para relaxar, seja tomando uma cerveja ou em uma festa com os amigos. Apenas tome cuidado para não exagerar.

Atualmente startups de fintech como Guia Bolso e Controly vem desenvolvendo tecnologias que permitem otimizar o seu planejamento e controle financeiro cotidiano, vale a pena experimentar.

Planeje datas para pagamento de contas

Se você é um funcionário assalariado, com certeza sabe o dia exato do seu pagamento. Mas, se você trabalha por conta própria, também tem uma estimativa dos dias mais rentáveis.

Sabendo desses dias ou o dia do pagamento, você deve agendar o vencimento das suas contas para os dias seguintes. Assim, você arcará com suas despesas e saberá quanto dinheiro sobrou para usar em outras coisas e quanto do que restou poderá economizar.

Não se esqueça, dinheiro usado para pagar juros de atrasos são os mais mal gastos de todos. Evite isso ao máximo, mas caso não seja mesmo possível, opte por adiar aquelas que tiverem as menores taxas.

Diminua também os gastos básicos

A maneira mais fácil de economizar é pelo corte de gastos supérfluos, pois a maioria deles tem a possibilidade de ser cortada. Já os gastos com necessidades básicas não podem ser cortados, mas podem ser bastante reduzidos.

Contas de água e de luz, por exemplo, com atitudes simples você pode aliviar seu bolso. Não lavar a calçada com mangueira, desligar o chuveiro enquanto ensaboa, trocar o chuveiro para o modo verão sempre que possível e trocar as lâmpadas por fluorescentes são alguns pequenos exemplos que fazem grande diferença.

Compre em diversos supermercados

Pesquisas comprovam que diversificar as compras entre os supermercados mais baratos podem reduzir seu gasto em até 40%. Verifique os preços dos itens nos supermercados perto da sua casa e busque pelos dias de oferta de cada um.

Após analisar os preços, faça listas do que normalmente deve ser comprado em cada um e atualize sempre. Também é importantíssimo verificar o que já tem e sair de casa com uma lista do que será necessário comprar.

Assim é possível economizar dinheiro e manter a geladeira e a dispensa cheias. Economizar dinheiro em casa não é uma tarefa difícil como pensamos.

O coach financeiro André Esteves do blog Moneylovers descreve mais algumas dicas inteligentes sobre como economizar dinheiro em sua casa: “Sempre que possível compre em Atacarejo a diferença de preço compensa muito, fazer suas compras semanalmente ajuda a evitar desperdícios e controlar gastos por impulso, tenha sempre duas listas de compras distintas; uma destinada a compra essenciais (frutas, verduras, carnes) e a outra de itens que irão faltam em breve (arroz, desodorante, shampoo), ah e esqueça as besteiras, elas não fazem bem nem a você nem a seu bolso”, diz o profissional.

 

Existem muitas maneiras de reduzir os gastos e de equilibrar as contas. Cabe apenas a nós termos a força de vontade para realizar essas pequenas mudanças e conseguir economizar.

Viu a importância de economizar dinheiro em casa? Quer mais dicas de como economizar como dinheiro em sua casa? Deixe seu comentário!