CNPJ on-line: saiba como tirar aqui!

Você sabia que é possível fazer sua inscrição no CNPJ diretamente pela internet e sem custo algum? Se não sabia, fique tranquilo! Muita gente tem dúvidas a respeito da formalização do negócio e do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Para te ajudar a descomplicar esse processo, criamos este post com algumas dicas sobre como fazer a sua inscrição no CNPJ pela internet. Confira!

Inscrição no CNPJ

Toda pessoa que trabalha como autônoma ou na modalidade freelancer precisa ter um CNPJ. Essa inscrição garante a validade da pessoa jurídica e permite que você possa emitir nota fiscal. Assim, você tem a possibilidade de conquistar mais clientes.

Fazer um registro no CNPJ, portanto, significa abrir uma empresa, identificando o negócio perante a Receita Federal e adequando-o à legislação brasileira.

Mas o que é CNPJ? Basicamente, é um cadastro que lista todas as pessoas jurídicas existentes no Brasil. Ou seja, ao ter um CNPJ, você é considerado uma pessoa jurídica.

Passo a passo

Acesso ao portal da Receita Federal

Para ter seu CNPJ, o primeiro passo é acessar o site da Receita Federal e chegar até a página da Coleta on-line do CNPJ. Lá, é possível preencher os dados necessários para que seja feita a formalização da empresa.

Os primeiros dados a serem inseridos são a Unidade da Federação (UF, ou seja, o estado em que você reside) e o município de instalação da empresa. Em seguida, clique na opção “Preencher nova solicitação” e preencha os campos com os dados requeridos.

Entre eles, estarão a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ) e o Quadro de Sócios e Administradores (QSA). Nesses formulários, você deve preencher a razão social da empresa, especificar quem são os responsáveis por ela e a participação societária de cada um, entre outros tipos de informações.

Transmissão dos documentos

Com o preenchimento de todo o formulário on-line, os dados devem ser enviados à Receita Federal, para que este órgão emita o CNPJ. Para fazer o envio é bastante simples: basta clicar em “Finalizar preenchimento” assim que tiver terminado de preencher o formulário.

Emissão do recibo

Para evitar contratempos, o recomendado é que você emita o recibo do CNPJ. Isso é importante também para que você acompanhe o processo de solicitação do CNPJ, já que o número só será oficialmente repassado depois de uma análise.

Esse recibo será emitido assim que os dados forem transmitidos para o sistema da Receita. Clique no botão “Preparar página para impressão” e imprima o recibo.

Com esse documento, você pode acessar o site da Receita e fazer o acompanhamento do processo, digitando o número de identificação especificado. Atenção: esse não é o seu CNPJ ainda! O número do CNPJ será repassado posteriormente.

Acompanhamento do processo

Como já afirmado, você precisa fazer o acompanhamento da solicitação de CNPJ no site da Receita. Caso o sistema indique algum erro, será informado o tipo de falha e como ela pode ser solucionada.

Se estiver tudo certo, basta imprimir o Documento Básico de Entrada no CNPJ (BDE). Você deve encaminhar esses papéis para o cartório, a fim de reconhecer firma e, em seguida, enviar para a unidade cadastradora (que será indicada na finalização do processo de envio dos dados).

Não existe prazo para receber o CNPJ, mas o tempo médio é de cinco dias, variando conforme o município. Nesse período, você deve continuar acompanhando o processo pelo site, que vai indicar se está tudo certo ou se há alguma pendência que precisa ser solucionada.

MEI

No caso dos microempreendedores individuais (MEI), o processo é bem mais simples. Basta acessar o Portal do Empreendedor ou ir direto para esta página.

Você precisa preencher o CPF e outros dados básicos para formalização, e o CNPJ é gerado automaticamente e na hora, sem que você precise fazer outros processos.

Dica: se você for MEI e fizer o CNPJ, você deverá realizar o pagamento mensal a título de contribuição, já que o MEI é isento de diversos impostos. Além disso, é necessário comparecer à Prefeitura do município para regularizar a empresa.

Viu como é simples e rápido fazer a inscrição no CNPJ? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!