Aprenda a evitar a inadimplência em seu negócio

A inadimplência é um problema comum encontrado por muitas empresas no Brasil. Essa situação se torna ainda mais grave frente a uma crise econômica, momento no qual os clientes dão preferências a contas mais urgentes, como água, luz e aluguel. As consequências da inadimplência, por outro lado, podem ser catastróficas para o negócio: falta de capital de giro, atrasos com fornecedores e dificuldades em realizar investimentos são algumas delas e que podem levar à falência.

Por isso, acompanhe o post de hoje e aprenda a evitar a inadimplência em seu negócio!

Consulte a situação do cliente junto a cadastros de inadimplentes

O SPC e a Serasa são cadastros de inadimplentes que servem justamente para que as empresas possam saber de antemão se o cliente que deseja comprar a prazo, por exemplo, tem alguma dívida que não foi paga.

Como estar presente nessas listas significa problemas com o orçamento familiar, grandes são as chances de que seu negócio também sofra com o não-pagamento. Por essa razão, é muito importante utilizar esse recurso para fazer uma pesquisa sobre a situação de crédito do cliente e evitar riscos de fornecer crédito a quem possui outras contas em atraso.

Tenha um processo de cobrança

Outro fator que pode auxiliar a evitar a inadimplência em seu negócio é ter um processo de cobrança bem definido para evitar que as suas dívidas acabem se prolongando de maneira indefinida. É importante estabelecer, por exemplo, onde será feito o contato e em quanto tempo após o atraso inicial ele deverá ser feito. Outros pontos a serem definidos incluem se será oferecido um desconto para pagamento imediato e com quem deve-se falar.

Pensar fora da caixa e sair da zona de conforto, com a devida segurança, pode ajudar a desenvolver processos e abordagens de cobrança mais amigáveis e eficientes, lembre-se que o mundo está mudando e inovar é essencial para manter a competitividade.

Ao ter um processo de cobrança inteligente e bem definido, o seu negócio passa a ter a segurança de saber exatamente como agir em cada caso, diminuindo as chances de que as contas acabem em atraso.

Armazene todas as informações dos clientes

Ter um sistema que conte com todas as informações dos clientes é importante não apenas para melhorar o atendimento, mas também para garantir uma análise completa do comportamento do cliente.

Se em compras muito grandes é um hábito que o cliente acabe atrasando prestações, por exemplo, é importante considerar mudar o método de venda nesse tipo de transação, como oferecer um parcelamento mais longo e condizente com a realidade financeira do cliente ou solicitar um determinado valor de entrada. Como fazer isso só é possível se você souber como o cliente se comporta, é indispensável manter um sistema atualizado e relevante com as informações e investir em tecnologia orientada a negócios e relacionamento.

Comporte-se de forma humana.

Tratar o seu cliente de forma humana é essencial para a construção e manutenção de um bom relacionamento entre empresa e consumidor.

É muito comum ver empresas punindo seus clientes inadimplentes de forma indiscriminada sem levar em consideração o histórico de consumo e relacionamento com o mesmo, tais punições retornam imediatamente a empresa como uma espécie de “karma negativo”, gerando frustração imediata no cliente inadimplente, gerando reclamações publicas e por fim ocasionando na perda do cliente para a concorrência.

É importante que ao menos nas primeiras ativações a cobrança seja feita de forma humana e educada, considerado o histórico com o cliente e tentando compreender se o mesmo encontra-se em dificuldade pessoal ou financeira, inclusive oferecendo soluções práticas para o mesmo se este for o caso. Uma boa prática e colar-se no lugar do cliente, imagine o quanto seria legal receber compreensão e ajuda em um momento em que você precisa.

Lembre-se que um cliente fidelizado é muito mais valioso do que uma parcela de crédito recuperado, e manter uma boa relação com o cliente, mesmo em momentos difíceis, pode ser a chave para manter a solvência da empresa, crescimento sustentável e até mesmo a aplicação de um excelente diferencial competitivo.

Ofereça inovações que facilitem o pagamento de dívidas

Utilize propostas de softwares que não só facilitem o pagamento das dívidas para quem está endividado, mas também busquem melhores condições de liquidação — tudo com privacidade e alta segurança, sendo viável fazer a negociação rapidamente, sem intermediários.

Não sabe como poderia conseguir tudo isso? Então você precisa conhecer o site Quero Quitar. Obtendo uma ajuda tão grande e preciosa, as pessoas ficarão bem mais estimulados a cumprir com seus débitos, logrando satisfação para ambas as partes. A inovação vai saltar aos olhos dos clientes, que certamente se sentirão mais confortáveis em pagar a eventual dívida.

E você? Qual a sua maior dificuldade para evitar a inadimplência dos clientes? Não deixe de comentar com suas opiniões e experiências!