Afinal, qual é o seu perfil financeiro? Descubra aqui!

Conhecer-se é muito importante e é sempre útil para tomar decisões mais acertadas. Desse modo, é essencial saber que cada um de nós temos formas diferentes de lidar com o dinheiro  ou seja, todos temos um perfil financeiro.

Assim, conhecer o seu perfil é importante para que você trace os seus planos e alcance os seus sonhos. Afinal, com consciência e planejamento você evita maus hábitos ao usar o dinheiro e adota um comportamento mais saudável.

Quer saber com qual perfil financeiro você mais se identifica? Então confira este artigo para conhecer os principais perfis e otimize seu estilo de vida!

O gastador

Como você deve ter imaginado, as pessoas do perfil gastador são aquelas que geralmente sofrem com algum impulso consumista. Assim, elas preferem viver o momento e afogar as mágoas em compras do que encarar o mal que isso faz para o bolso.

Se você é do perfil gastador, procure identificar quais são as motivações que despertam seu desejo de consumo desenfreado e tente evitá-las. Desse modo, você se livrará de problemas futuros com dívidas e não se arrependerá de ter comprado algum item quando chegar em casa.

O poupador

Manter o hábito de poupar dinheiro é uma atitude saudável e válida. No entanto, isso não deve impedi-lo de viver o agora  lembre-se de que o dinheiro foi feito para investir no que te faz bem e que, portanto, os momentos de lazer estão nessa categoria.

O lado mais positivo desse perfil financeiro é sua capacidade de agregar recursos para alcançar suas metas. Contudo, é preciso estar atento e traçar objetivos  a mera armazenagem de dinheiro sem objetivos não traz tantos benefícios e não incentiva você a cortar gastos supérfluos e economizar.

O planejador

Geralmente, as pessoas que fazem parte do perfil planejador já têm um bom conhecimento financeiro a seu dispor e são capazes de criar planos estáveis a fim de alcançar seus objetivos  mesmo quando contraem um empréstimo.

Antes de tomar qualquer decisão importante, o planejador estuda o cenário e cria formas de tirar vantagem. Assim, ele é capaz de aproveitar as melhores oportunidades sem correr tantos riscos, usando sua experiência financeira para investir no futuro.

O endividado

Aqueles com os piores hábitos monetários estão enquadrados no perfil financeiro “endividado”. Eles gastam dinheiro de maneira irresponsável, geralmente por motivos emocionais e não têm nenhum controle de sua economia doméstica.

Se você faz parte desse perfil, tente melhorar seus modos de lidar com o dinheiro, evite o exagero ao usar cartões de crédito, priorize pagamentos à vista e lembre-se de criar uma reserva monetária para os contratempos financeiros.

O investidor

Esse perfil financeiro tem similaridade com o perfil planejador, pois ambos têm um rígido controle de suas finanças pessoais. Dessa forma, o investidor é capaz de criar planos para multiplicar sua renda de maneira segura, calculando aplicações e juros.

Aqueles que desejam chegar nesse estágio de conhecimento monetário precisam criar hábitos financeiros saudáveis. Assim, suas decisões serão guiadas por uma tomada de decisão mais próxima do sucesso, evitando riscos desnecessários.

Por fim, vale lembrar um detalhe: mais importante do que conhecer seu perfil financeiro é ter a habilidade de reconhecer seus pontos fracos e melhorá-los. Ao conhecer intimamente seu modo de usar seus recursos, você poderá investir com mais confiança nos seus sonhos!

Gostou deste conteúdo? Então confira como controlar melhor seus gastos pessoais neste artigo imperdível!