6 hábitos que você não deve abandonar para ter disciplina financeira

Todo mês é a mesma história – fazer contas para ver se consegue pagar todas as despesas do mês, ou tentar esticar prazos de pagamentos e eventualmente deixar algumas dívidas para o próximo mês. Para evitar que este quadro se repita, é preciso abandonar alguns hábitos que dificultam ter disciplina financeira.

Como ser organizado e fazer seu dinheiro render? Leia neste artigo algumas dicas!

1- Anotar os gastos diários

Todos os gastos devem ser anotados ao longo do dia. Só assim você conseguirá entender quanto de dinheiro sai de seus bolsos durante o mês, e quais são os buracos que podem ser tapados para evitar o desperdício. Leve sempre com você um bloquinho de notas ou abra um arquivo em seu celular e anote tudo, do pagamento do aluguel ao cafezinho após o almoço.

2- Organizar seu orçamento

De posse deste importante levantamento de dados, monte uma planilha em Excel e divida seus gastos em fixos e variáveis. Os fixos são aqueles que todo mês você deve pagar – aluguel, condomínio, escola das crianças, plano de saúde, gás, luz, telefone fixo. Os variáveis são os gastos em cartão de crédito, lazer, alimentação, vestuário, empregados, assinatura de TV a cabo, ou seja, tudo que pode ser trocado, reduzido.

Ainda está com dúvidas? Então confira nossas 5 dicas para fazer seu orçamento familiar.

3- Acompanhar suas faturas

Acompanhar as faturas de serviços pode ser uma forma de identificar o que pode ser reduzido para economizar e ter disciplina financeira. A assinatura de TV a cabo, por exemplo, pode ser trocada para um plano mais simples, se vocês em casa quase não assistem? O plano de celular pode ser trocado para pré pago ou controle, se você mais recebe ligações do que as faz? A faxineira pode vir duas ou três vezes por mês, e vocês podem se revezar em manter o ambiente limpo? O controle sobre este tipo de gastos ajuda a entender o que pode ser economizado e como.

4- Usar o cartão de crédito sem controle

Tenha mais controle sobre seu cartão de crédito, não o encare como parte do seu orçamento mensal. No lugar de parcelar ou financiar suas compras, tente economizar ao longo dos meses para depois adquirir o bem ou fazer a viagem. Com dinheiro na mão, você tem mais poder de negociação para obter descontos na hora da compra.

5- Ter o controle financeiro

O controle financeiro é importante para a disciplina financeira. Ao montar seu orçamento mensal, separe uma quantia para o lazer, e se atenha a ela na hora de gastar. Atenha-se a este valor e vá administrando de acordo com as suas necessidades. Se naquele mês vai acontecer um show que você quer muito ir, deixe de sair nos outros finais de semana. Ou se a quantidade é mais importante para você, programe-se com aquela verba para todos os finais de semana.

6- Negociar suas dívidas

Caso você tenha dívidas, não deixe de negociar e pagar, para chegar a um valor que caiba no seu orçamento. Atualmente existem soluções online como o Quero Quitar, portal que funciona como mediador entre clientes e empresas, via internet. A empresa consegue receber as demandas de seus clientes, que por sua vez fazem uma negociação segura, pelo computador, sem ligações de cobrança que podem ser inoportunas. Agora que você já viu alguns hábitos que devem ser abandonados para ter disciplina financeira, aproveite o espaço abaixo.

Quer compartilhar suas outras ideias para manter as contas em dia sem sustos? COMENTE e Participe!