5 Motivos para começar o ano com as contas em dia

Final de ano é sempre um período singular, é uma época onde começamos a refletir sobre o que foi conquistado durante o decorrer do ano para assim definir as metas e objetivos para o próximo ano.

Você pode definir como objetivos ganhar mais, viajar mais, comprar uma casa própria, um carro novo, realizar um sonho antigo, entre outros. Independentemente do seus objetivos pessoais existe um objetivo que é comum na vida de todos, que é estar sem dívidas e com as contas em dia, mas por que isto é tão importante?

Começar o novo ano com as contas em dia e a vida financeira sob controle é super importante pois é a base que fará com que a conquista de todos os seus outros objetivos traçados se tornem possíveis. Conheça 5 motivos para começar o ano com as contas em dia:

 

1 – Melhorar a eficiência de seus gastos

Uma das principais qualidades de começar o ano com as contas em dia é a possibilidade de planejar e executar uma melhoria profunda na eficiência de gastos fixos e variáveis, como exemplo podemos citar a redução ou completa eliminação do pagamento de juros e multas, renegociação de contratos de aluguel ou de financiamento imobiliário, e até mesmo a alteração de serviços básicos por similares de menor custo.

A ideia aqui é simples, aumentar a eficiência de gastos e obter muito mais do mesmo dinheiro, ou seja, você virtualmente continuará ganhando a mesma quantia em dinheiro mas com esse trabalho realizado sobre o fato de suas contas estarem em dia você passa a conseguir adquirir e conquistar muito mais do que no ano anterior.

 

2 – Ter o nome limpo e crédito na praça

Este é sempre o fator básico e o objetivo principal de se estar sem dívidas e com as contas em dia. Ter o nome limpo é importante pois mantém o seu crédito na praça, ou seja, em caso de oportunidade ou emergência é possível conseguir recursos financeiros de forma simples e rápida.

Estar com o nome limpo é essencial pois somente com este cadastro positivo é possível contratar novos serviços, mesmo os básicos como luz e telefone.

 

3 – Estar aberto a novas oportunidades

Muitas vezes grandes oportunidades surgem de forma inesperada, e com a mesma rapidez que elas surgem elas também costumam ir embora, e estar apto a agarrar estas eventuais oportunidades podem ser a diferença entre a estagnação e a prosperidade.

Imagine a situação, um parente distante seu está numa situação de emergência e necessita vender um automóvel emergencialmente a um custo abaixo da média, isto significa que você pode adquirir este automóvel e revende-lo, isso significa que ao mesmo tempo que você ajudou um relativo próximo você também usou a oportunidade para capitalizar um recurso extraordinário.

Tal dinâmica se aplica a inúmeras situações semelhantes a esta, e é exatamente por isso que estar com as contas em dia é estar aberto a aproveitar boas e novas oportunidades.

 

4 – Melhorar a sua qualidade de vida

Ter o nome limpo, estar aberto a novas oportunidades e melhorar a sua eficiência de gastos significa que sua qualidade de vida está melhorando, mesmo que você ainda tenha a mesma renda fixa, e a base para isso é necessariamente estar com as contas em dia.

Com as contas em dia e trabalhando as otimizações financeiras necessárias a sua vida começa a melhorar de forma rápida, e continua melhorando com o passar do tempo, desde que você se mantenha sem dívidas e com uma vida financeira saudável. Sendo assim é importante ter em mente que para obter uma melhoria consistente na qualidade de vida o mais importante é manter o pé no chão e trabalhar a sua vida financeira de forma eficiente e inteligente.

 

5 – Manter o foco em conquistar os objetivos traçados

Ano novo é sempre uma época em que comumente as pessoas analisam as conquistas do ano que passou para assim traçar objetivos e metas para o ano que está começando, inclusive é super benéfico e saudável praticar este exercício.

O melhor de se abrir o ano com as contas em dia é a estabilidade financeira que isto irá permiti-lo a focar-se totalmente em conquistar os objetivos traçados para o ano, simplificando muito o esforço necessário para que isto se torne realidade, ou seja, estar com as contas em dia e com a vida financeira estável é a fundação que torna possível a construção de uma ascendente de prosperidade financeira em sua vida.

Gostou? Comente!