4 benefícios de ter o nome limpo e as contas em dia

Contrair dívidas pode gerar vários problemas para o corpo e para a mente de qualquer pessoa. Endividar-se gera um cansaço mental, que reflete em nosso físico, podendo levar a úlceras e a derrames.

Busca o controle financeiro familiar? Mas, infelizmente, está endividado? Então, confira no nosso artigo de hoje, confira 4 benefícios de ter o nome limpo e as contas em dia !

O endividamento pode causar

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, 64,3% dos núcleos familiares brasileiros se encontram endividados. Mas passar os dias com a insegurança de que faltarão recursos ao final do mês pode ser muito prejudicial. Veja o que o endividamento pode causar:

Nervosismo

Dever a qualquer tipo de credor traz uma sensação de nervosismo, o que pode prejudicar qualquer pessoa no âmbito profissional. Esse tipo de exigência suga as energias de uma pessoa que não sabe como fará para quitar as suas dívidas. Receber os famosos telefonemas para cobra-lo pode importunar um colaborador, promovendo inconstância, falta de foco e descontentamento com o trabalho até mesmo no relacionamento familiar.

Doenças mentais e físicas

Ter disciplina e ser uma pessoa econômica é muito importante para ter o nome limpo, caso contrário, você pode dificultar uma futura obtenção de crédito com os bancos. Por essas e outras, pessoas endividadas estão sujeitas a doenças mentais e físicas, tais como: alterações de peso, arritmia cardíaca, inflamações no intestino e impotência ou alterações menstruais. Além disso, segundo o ABC, o alcoolismo afeta 30% dos endividados.

Manter as contas em dia traz

Ter o nome limpo só traz benefícios! Como já mencionamos, se você pretende realizar uma compra, ter as contas em dia simplificará esse processo.

Os bancos concedem com mais facilidade crédito para pessoas que pagam as suas contas em dia. Com isso, comprar um imóvel, por exemplo, será mais acessível para você. A seguir, dê uma olhada em outras vantagens de ter o nome limpo:

1- Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco com dados de clientes que costumam pagar em dia. Se você está nele, fica ainda mais simples conseguir um crédito bancário. Com isso, também há mais chances de realizar contratos com prestadores de serviço — que possuem o direito de conferir o histórico de um contratante antes de realizarem ou não um trabalho com ele.

2- Mais chances de conseguir uma vaga de emprego

Em 2012, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) estabeleceu que um contratante, de um cargo público ou não, pode buscar um profissional em cadastros de restrição de crédito. Dessa forma, um pretendente a uma vaga que possua o nome limpo terá mais chances de assumir um cargo empresarial e até mesmo de abrir contas correntes ou mesmo obter cartões de crédito.

3- Taxas de juros menores

Possuir o nome limpo garante taxas de juros menores. Quem não está com as contas em dia pode pagar juros altíssimos! Além disso, vale ressaltar que quitar as dívidas também facilita na hora de tirar um visto para viajar para o exterior.

4- Sensações de alívio

Um nome limpo propiciará várias sensações de alívio. Exemplos dessas emoções saudáveis e positivas são: uma auto estima mais elevada, prosperidade, alegria por não ver o mês correndo e um sono bem mais tranquilo.

Quer negociar as suas dívidas? O Quero Quitar é uma plataforma online que permite uma negociação segura e amigável de dívidas entre empresas e devedores. Acesse o nosso site!

Restou alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe o seu comentário abaixo e até o próximo post!